O elo da nossa história
Integridade em nossas ações
Encantamento nas entregas e serviços
Confiança e tradição desde 1978
Gostaria de solicitar um orçamento da Gran Nutriz?
Contato: +55 (61) 3035-0200
A Gran Nutriz, a cada dia, dedica-se, baseada em sua base cristã, apoiar financeiramente e por meio de caridade humana, instituições que cuidam de pessoas especiais e desamparadas na sociedade. Apóia o esporte local amador, incentiva festas seculares paroquiais, e disponibiliza seu corpo técnico para dar apoio na área de saúde e nutrição.
A Gran Nutriz, a cada dia, dedica-se, baseada em sua base cristã, apoiar financeiramente e por meio de caridade humana, instituições que cuidam de pessoas especiais e desamparadas na sociedade. Apóia o esporte local amador, incentiva festas seculares paroquiais, e disponibiliza seu corpo técnico para dar apoio na área de saúde e nutrição.
A Gran Nutriz ajuda a Vila do Pequenino Jesus e Nossa Senhora de Nazaré.
Diariamente, são coletados dados para melhorar a eficiência dos serviços visando o aproveitamento ambiental, bem como respeitando o caráter de preservação do meio ambiente. Caminhamos para a certificação do ISO 14001, bem como seguimos regras nos procedimentos da ANVISA, e demais órgãos reguladores.
Diariamente, são coletados dados para melhorar a eficiência dos serviços visando o aproveitamento ambiental, bem como respeitando o caráter de preservação do meio ambiente. Caminhamos para a certificação do ISO 14001, bem como seguimos regras nos procedimentos da ANVISA, e demais órgãos reguladores.
Os serviços da Gran Nutriz compreendem uma gama de atividades de alimentação capaz de atender os mais recônditos lugares desse Brasil, com todas as etapas de serviços, como desjejuns, lanches, ceias, almoços e jantares, e ainda, serviços de bordo para aviões, navios e plataformas, presídios, escolas, hospitais, serviços nas áreas sociais tais como restaurantes populares e centros de acolhimento à crianças, adultos e idosos, dentre outras instituições.
No decorrer do tempo, a empresa vem se aperfeiçoando em parcerias público-privadas, concessões e demais tipos de parcerias permitidas em lei no Brasil.
A essência deste serviço consiste em solucionar as problemáticas vivenciadas nos restaurantes devido à falta de planejamento e controle, principalmente dos custos e do desempenho e as inerentes questões trabalhistas. Visamos à garantia da qualidade considerando o público-alvo e a diversidade de estabelecimentos, através de uma avaliação contínua desde a concepção do projeto, triando as atividades aplicáveis aos setores englobando os processos seletivos, avaliação de fornecedores, concepção da matéria prima, treinamentos específicos e auditorias.
É ideal para as empresas que não possuem espaço e estrutura física para montagens de cozinhas. Possuímos cardápios nutricionalmente balanceados direcionados para públicos-alvo específicos que consomem refeições prontas. A produção é realizada na nossa cozinha industrial central de acordo com as normas sanitárias vigentes. O transporte é realizado em recipientes térmicos, de forma a conservar as características e o sabor dos alimentos. Os veículos utilizados para o transporte possuem certificado de vistoria sanitária.
Os hábitos alimentares saudáveis devem ser incentivados e inseridos desde a mais tenra idade. Devido ao desenvolvimento cognitivo, motor e físico as crianças necessitam de nutrientes contidos nos alimentos. O consumo ajustado dos nutrientes as necessidades, reflete em um melhor desempenho escolar e por conseqüência o equilíbrio nutricional contribui para a prevenção de uma série de doenças e também favorece o crescimento adequado. Possuímos profissionais capacitados para a contribuição de uma alimentação de qualidade, aplicando as orientações do FND – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar
Atuamos de forma a poder atender as diversas prescrições dietéticas, refeições de acompanhantes, funcionários e visitantes. Operamos de acordo com as normas de atividades nutricionais em hospitais, englobando a operacionalização e desenvolvimento de todas as atividades de produção, administrativas e de apoio à nutrição clínica e ambulatorial. Estamos habilitados em atender diferentes segmentos hospitalares (hospitais de pequeno a grande porte, prontos socorros e lactários) independentemente da localidade.
Esse serviço prevê a implantação de áreas coletivas para o abastecimento alimentar e nutricional de trabalhadores assentados de acordo com as recomendações do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador.
Levando em consideração que a terceirização do serviço permite que a contratante foque seus esforços no “core business” da empresa, deixando a cargo da contratada todas as responsabilidades que envolvem a prestação de serviço, permitindo aos usuários a se sentirem mais seguros e confortáveis nos projetos que adotam. Por que terceirizar?
• Economicidade: redução de custos e riscos inerentes ao processo de produção, efetuando o pagamento somente das refeições fornecidas;
• Ausência de gastos referentes a estrutura física: água, luz, gás, telefone, etc;
• Aproveitamento do tempo anteriormente destinado ao preparo e ao fornecimento de refeições, viabilizando a competência no negócio;
• Segurança Alimentar: a Gran Nutriz está vinculada a laboratórios de análise alimentar, que tem por objetivo a realização do Programa de Controle de Qualidade na produção de alimentos;
• Segurança do cumprimento do cardápio estabelecido e supervisão do serviço por profissionais qualificados (nutricionistas e técnicos em nutrição);
• Treinamentos e reciclagem dos profissionais pertencentes ao processo de produção;
• Manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos com pronta substituição.
A Gran Nutriz vem inovar sua gama de serviços com o acréscimo das atividades de eventos e buffet, aliando estrutura física adequada para esses serviços diferenciados, porém com acompanhamento nutricional que se difere de empresas específicas dessa área. Assim, não só atende sua clientela pelos olhos e sabores, mas por sua governança nutricional e institucional.
Operamos de acordo com as necessidades de nossos clientes, portamos equipe técnica para o gerenciamento de projetos de montagens e reformas de cozinhas e refeitórios, levando em consideração as normas sanitárias vigentes, a operação e o fluxo que ocorre dentro do estabelecimento.
A Gran Nutriz preparou dicas variadas sobre como ter uma alimentação melhor para que você possa adaptá-las ao seu dia a dia e entender por quê nossa empresa se preocupa com a qualidade dos serviços oferecidos.
Entre uma diversidade de opções para reduzir as medidas, eis que renasce das cinzas o óleo de coco. Estigmatizado no passado – muito usado no Brasil até os anos 50 – devido o alto teor calórico e gordura saturada, o óleo de coco extravirgem volta com força total. Será essa uma nova forma de reduzir medidas? A resposta é sim!
Trata-se de um complemento nutricional, que obteve o respaldo de inúmeras pesquisas internacionais, e, mais recentemente, o olhar atento dos pesquisadores brasileiros de universidades federais do país. No começo, era discreta a presença do óleo de coco em prateleiras de lojas de produtos naturais, mas agora o produto é vendido até nos supermercados, pois qualquer pessoa que queira acelerar o metabolismo e ganhar mais energia poderá ter esse aliado.
Henrique Freire Soares, nutricionista, e mestre em Nutrição Humana na Universidade Federal de Brasília (UFB), explica que a pesquisa realizada na Universidade demonstrou alteração no perfil antropométrico (perda de peso, redução da circunferência abdominal) e o perfil lipídico (redução do colesterol ruim, aumento do colesterol bom, baixa da glicemia) das 50 pessoas, entre homens e mulheres, que participaram do estudo.
A pesquisa realizada na UFB teve como objetivo intervir e avaliar o efeito da suplementação do óleo de coco extravirgem sobre o perfil lipídico e cardiovascular de pacientes hipercolesterolêmicos. “Oferecemos o óleo de coco extravirgem, que foi consumido, diariamente, durante 12 (doze) semanas, promovendo um aumento nos níveis séricos de HDL e diminuição nos níveis de colesterol total, LDL, bem como redução do IMC, e obesidade abdominal, o que por consequência reduz o risco cardiovascular das pessoas que dele fizerem uso”, afirma Henrique Soares.
As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. E isso está acontecendo com o chá verde (também conhecido como banchá), considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.
Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.
Pesquisadores acreditam, ainda,que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. Os princípios curativos e regeneradores da Camellia sinensis enriquecem os cosméticos que prometem recuperar o viço da pele e dos cabelos. Tanto que as indústrias de cosméticos incluem os extratos das folhas em fórmulas de produtos como cremes e loções. Substâncias presentes na Camellia sinensis também dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada.
E para e pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas. Na edição de 3 de março de 2004, a Revista Veja publicou uma matéria anunciando a mais recente novidade que aumenta a lista de benefícios do chá verde. Ainda na área da dermatologia, a novidade é que o chá verde pode proteger contra os efeitos nocivos do sol. Segundo a revista, "o assunto foi um dos mais comentados do último congresso da Academia Americana de Dermatologia, por causa de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova Jersey". Eles descobriram que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.
"Fibras Solúveis" diminuem a absorção de glicose e colesterol. São encontradas no feijão, lentilha, aveia, cevada, frutas (laranja e maçã) e vegetais (cenouras). Enquanto que "Fibras Insolúveis" melhoram o funcionamento intestinal. São encontradas no farelo de trigo, grãos integrais, verduras e legumes.
ORIENTAÇÕES PARA AUMENTAR O CONSUMO DE FIBRAS
• Coma pelo menos 4 porções de frutas e verduras por dia;
• Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ótimas fontes de fibra;
• Sempre que possível coma frutas, como pêra, maçã, pêssego, ameixa, caqui com casca e laranja com um pouco do bagaço e vegetais crus, lavando-os bem;
• Adicione vegetais no recheio de sanduíches, em tortas e sopas;
• Substitua o pão branco por integral;
• Utilize cereais integrais como: arroz integral, pão integral, farelos, germe e fibra de trigo, granola e aveia;
Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose processo mórbido) é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.
Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apnéia do sono e osteoartrite.
IMC
IMC, ou índice de massa corporal, é um método simples e amplamente difundido de se medir a gordura corporal. A medida foi desenvolvida na Bélgica pelo estatístico e antropometrista, Adolphe Quételet. É calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros.
Equação: IMC = kg / m2
Onde kg é o peso do indivíduo em quilogramas e m é sua altura em metros. As atuais definições estabelecem a seguinte convenção de valores, acordada em 1997 e publicada em 2000:
Abaixo de 18.5 = Abaixo do normal
18.5–24.9 = Peso normal
25.0–29.9 = Sobrepeso
30.0–34.9 = Obesidade grau I
35.0–39.9 = Obesidade grau II
Acima de 40.0 = Obesidade grau III
Em analíses clínicas, médicos levam em consideração raça, etnicidade, massa muscular, idade, sexo e outros fatores que podem influenciar a interpretação do índice. O IMC superestima a gordura corporal em indivíduos muito musculosos e pode subestimá-la naqueles que tiveram perda de massa corporal (ex. idosos). Para crianças e adolescentes, também se utiliza o IMC, observando-se os percentuais para idade e sexo, como critério de adiposidade. Há uma grande variedade de critérios para definir sobrepeso e obesidade na infância, o que dificulta as comparações entre os estudos de prevalência . O critério mais utilizado atualmente é aquele sugerido em 2000 pelo Center for Disease Control (CDC)3 quando, revisando suas tabelas de crescimento que datam de 1977, incluiu as tabelas de IMC para indivíduos de 2 a 19 anos de idade, e recomendou a utilização dos termos “risco de sobrepeso” para aqueles com IMC para idade e sexo em percentuais > 85 e o termo “sobrepeso” para aqueles com IMC para idade e sexo em percentuais > 95. Na prática clinica, tais termos foram substituídos por sobrepeso e obesidade, respectivamente. Procura-se encontrar um índice de pontos de corte de IMC que possa mostrar continuidade desde a infância à idade adulta, com o objetivo de correlacionar a obesidade e comorbidades nestas diferentes faixas etárias. Nesse sentido, o estudo realizado por Cole et al (2000)4, em seis países (Inglaterra, Brasil, Hong Kong, Singapura, Holanda e EUA), tem sido aceito e recomendado pelo IOTF para estudos epidemiológicos populacionais. Os autores desenvolveram pontos de corte para sobrepeso e obesidade, a partir da correlação entre os percentuais de IMC > 85 e > 95 para idade e sexo na faixa etária pediátrica que, aos 18 anos, correspondem aos pontos de corte para sobrepeso (> 25 kg/m²) e obesidade (> 30 kg/m²) na faixa etária adulta.
Medição de gordura corpórea
Uma maneira alternativa de determinar obesidade é medindo a porcentagem de gordura corpórea. Médicos e cientistas, em geral, concordam que homens com mais de 25% de gordura e mulheres com mais de 30% de gordura são obesos. Porém, é difícil medir a gordura corporal com precisão. O método mais aceito é a pesagem do indivíduo debaixo d'água, mas só é possível em laboratórios especializados que dispõem do equipamento. Os dois métodos mais simples são o teste da dobra, no qual a pele do abdómen é pinçada e medida para determinar a grossura da camada de gordura subcutânea; e o teste de impedância bioelétrica, que só pode ser realizado em clínicas especializadas e não deve ser feito com freqüência. Outras formas de medir a gordura corporal incluem a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.
Tratamento
O principal tratamento para a obesidade é a redução da gordura corporal por meio de adequação da dieta e aumento do exercício físico. Programas de dieta e exercício produzem perda media de aproximadamente 8% da massa total (excluindo os que não concluem os programas). Nem todos ficam satisfeitos com esses resultados, mas até a perda de 5% da massa pode contribuir significativamente para a saúde. Mais difícil do que perder peso, é manter o peso reduzido. Entre 85% e 95 %, daqueles que perdem 10% ou mais de sua massa corporal, recuperam todo o peso perdido em dois a cinco anos. O corpo tem sistemas que mantêm sua homeostase em certos pontos fixos, incluindo peso. Existem cinco recomendações para o tratamento clínico da obesidade:
1. Pessoas com IMC acima de 30 devem ser iniciadas num programa de dieta de redução calórica, exercício e outras intervenções comportamentais e estabelecer objetivos realístas de perda de peso.
2. Se os objetivos não forem alcançados, terapia farmacêutica pode ser oferecida. O paciente deve ser informado da possibilidade de efeitos colaterais e da inexistência de dados sobre a segurança e eficácia de tais medicamentos no longo prazo.
3. Terapia farmacêutica pode incluir sibutramina, orlistat, fentermina, dietilpropiona, fluoxetina e bupropiona. Para casos mais severos de obesidade, medicamentos mais fortes como anfetaminas e metanfetaminas podem ser usadas seletivamente(somente após consulta prévia ao seu medico responsável)
4. Pacientes com IMC acima de 40 que não alcançam seus objetivos de perda de peso (com ou sem medicamentos) e que desenvolvem outras condições derivadas da obesidade, podem receber indicação para realizarem cirurgia bariátrica. O paciente deve ser informado dos riscos e potenciais complicações.
5. Nesses casos, a cirurgia deve ser realizada em centros que realizam grande número desses procedimentos já que as evidências indicam que pacientes de cirurgiões que os realizam com freqüência tendem a ter menos complicações no pós-cirúrgico.
Torne-se nosso parceiro!
A Diretoria da Gran Nutriz incentiva e acompanha o seu Programa de Integridade baseados em seus princípios inegociáveis, quais sejam:
Respeito, Profissionalismo, Satisfação ao Cliente e Comprometimento.
O objetivo é auxiliar seus colaboradores, fornecedores e parceiros, na atuação de suas atividades integradas às normas que evitam atos lesivos contra a administração pública e privada.
A Gran Nutriz, com apoio da Alta Direção, instituiu como pilares do Programa de Integridade: o Código de Conduta e Ética da empresa; o Comitê de Ética; os Canais de Denúncias; os Treinamentos de todos os colaboradores da empresa, no intuito de difundir políticas de desenvolvimento pessoal, profissional e cultural que resultam em comportamentos dos colaboradores moldados na integridade e ética.
Mande sua mensagem ao nosso Canal de Denúncias !